Tabagismo é uma doença e tem tratamento.

O tabagismo é uma doença resultante da dependência à nicotina, estando classificada no Código Internacional de Doenças (CID-10), no grupo de transtornos mentais e de comportamentos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Além disso, as substâncias presentes na composição dos produtos do tabaco causam cerca de 50 doenças tabaco-relacionadas. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco maior de adoecer de câncer de pulmão, infarto, bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrame cerebral, entre outras. A dependência provocada pela nicotina, que é considerada uma droga bastante poderosa, a qual atua no sistema nervoso central, produz desconforto físico e psicológico ao fumante que tenta abandonar o uso sem tratamento. Pesquisas indicam que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas apenas 5% conseguem sozinhos por um tempo prolongado necessitando, portanto, de tratamento específico.

TRATAMENTO

​​​​​​​O tratamento para dependência do tabaco idealmente é realizado através de um acompanhamento multiprofissional e tem como objetivo auxiliar o fumante a abandonar o cigarro e a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. 
Para ajudá-lo, listamos algumas orientações: 
1. Marque uma data ainda esta semana para deixar de fumar. 
2. Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada. 
3. Um dia antes da data que marcou para deixar de fumar, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo. 
4. Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte porque, se tiver vontade de fumar e não tiver cigarros em casa, você terá mais sucesso, até porque você não sairá para comprar porque não se deve sair à rua devido ao risco da contaminação pelo coronavírus. 
5. Se der vontade de fumar, lembre-se que A VONTADE DE FUMAR SÓ DURA CINCO MINUTOS. Para se distrair nesses cinco minutos: ligue a televisão, tome um banho, coma uma fruta, faça um exercício respiratório… enfim, faça alguma atividade para esse tempo passar. 
6. Lembre-se de que essa vontade de fumar diminuirá à medida que os dias forem passando. 

Tenha paciência.​​​​​​​
Back to Top