Está tudo no CPC Art. 319 a diante. É uma história, com começo meio e fim. 
Você primeiro procura qual é o juízo responsável pela sua lide (competência).
Apresenta quais são as partes que participam da ação (qualificação das partes)
Vem, respeitosamente, por intermédio de seu advogado infra-assinado, perante Vossa Excelência, propor (ou ajuizar) a presente NOME DA AÇÃO, com fulcro nos artigos 319 e 320 do Código de Processo Civil... (nome da ação/ fundamentação legal "basicona", base)
Conta a história, de forma objetiva (dos fatos)
Demonstra a sua base legal (do direito) Justifique, mostre que há fundamento para a sua reclamação. 
O que você quer? (dos pedidos)
Ver se o seu cliente se encaixa em algum dos requerimentos facultativos - Como benefício da justiça gratuita; prioridade de tramitação do processo para maiores de 60 anos, por doença grave, por causas reguladas pelo ECA ou por indícios de alientação parental.
Além disso:
- Falar da citação: "Seja o réu citado para, querendo, apresentar resposta no prazo legal em uma das modalidades permitidas na lei processual". Particularmente, acho que é um pedido óbvio e implícito, mas para a prova da ordem já me disseram que desconta ponto se não for colocado, então, na dúvida é melhor por né.
- Deixar claro e justificado se você (ou seu cliente) tem a intenção de fazer acordo = falar da escolha na participação de audiência de mediação/ conciliação
- Dinheiro! Incluir do pagamento de custas e honorários advocatícios: "Seja o réu condenado ao pagamento de custas e honorários advocatícios em percentuais arbitrados nos termos do art. 85 §2º do Código de Processo Civil".
- "Sejam julgados procedentes os pedidos de (mérito)". Afinal, você está escrevendo pra isso.
- Das Provas "Sejam deferidos todos os meios de prova admitos em direito para comprovação dos fatos que se apresentarem controvertidos". - Ver tb o princípio da liberdade probatória, que na teoria dita que provas novas podem ser inseridas em qualquer etapa do processo.
- Da comunicação: Durante o processo, como/ por onde você deseja ser contactado? "Todas as intimações sejam realizadas em nome (o seu nome/nome do adv.), endereço eletrônico e profissional do advogado do autor (seuemail@provedor.com.br)".
Dá-se a causa o valor de - de preferência líquido e certo - Ver arts. 291 a 293 do CPC.
Do fechamento (E aí você fecha/ se despede formalmente)
"Nesses termos
Pede Deferimento
Local Data
Nº da OAB/ Assinatura"

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

VOLTAR AO TOPO